AUTOCONHECIMENTO

Você sabia que o corpo conta o que sentimos?


photo

Escrito por: Vivert

.

23 de Dezembro de 2019

.

Tempo de leitura:

Olhar para si auxilia a ter uma vida mais leve e bem-humorada

Você já percebeu como o bom humor contagia? Quando estamos felizes, parece que transmitimos uma onda de alegria e boas energias para quem está por perto. Mas, o mesmo também acontece quando o que nos toma é o mau humor. Quando estamos chateados ou nervosos com algo e permitimos que isso influencie nossas ações, rapidamente esse estresse se alastra e toca quem está à nossa volta.

Isso porque o nosso corpo e a energia emanada por ele, também falam. É como se a forma com que nos movemos ou gesticulamos, também dissesse muito sobre quem somos e aquilo que desejamos.

E por isso o autoconhecimento é tão importante para que tenhamos sempre uma saudável conexão com a vida: quando nos conhecemos, temos mais controle sobre nossas emoções e como nos comportamos diante das coisas boas e até dos problemas.

 

De olho em nossos pensamentos

No livro “Atenção Plena”, os autores Danny Penman e Mark Williams contam que pesquisas e experimentos mostram a intensidade do poder de influência do nosso corpo sobre os nossos pensamentos. Um desses experimentos foi realizado em 1980, pelos psicólogos Gary Wells e Richard Petty.

Resumidamente, o experimento pedia que os participantes testassem fones de ouvido para classificar a qualidade do som, depois de ouvirem canções diferentes.

Os voluntários deveriam também, fazer movimentos com a cabeça enquanto ouviam o som: alguns movimentos sugerindo "sim", outros simbolizando "não".

Os grupos que deram a melhor nota aos fones foram justamente aqueles que faziam sinais afirmativos com a cabeça, durante o experimento.

Ou seja: os sinais do corpo, influenciaram suas experiências, comprovando que corpo e mente estão ligados a todo tempo.

 

Exercitando a empatia

Além disso, pesquisas revelam que a meditação traz energia para uma parte importante de nosso cérebro, aumentando nossa conexão com a vida e o autoconhecimento. Assim, ficamos mais suscetíveis à empatia, à compaixão e também à bondade.

Esses sentimentos são positivos para a saúde e nos trazem um maior bem-estar, nos devolvendo o sentido da vida e possibilitando um encontro maior com nós mesmos.

 

Um dia de cada vez

Quanto mais focamos no momento presente, mais conscientes nos tornamos da nossa realidade e daquilo que podemos modificar para ter dias de mais sentido e amor.

Se o corpo fala e reflete os movimentos da nossa mente, estarmos ligados e conectados com nós mesmos é essencial para termos mais qualidade de vida e harmonia em nosso dia a dia.

Você está pronto para ouvir seu coração e ter dias de mais plenitude e afeto? Experimente! É um caminho sem volta.