SAÚDE

Qualidade de vida: qual o caminho?


photo

Escrito por: Vivert

.

31 de Maio de 2019

.

Tempo de leitura:

Ter qualidade de vida faz parte do desejo de praticamente todo adulto. Alcançá-la pode parecer uma missão difícil, mas alguns passos simples podem ajudar nesta jornada de reconexão

Sabe aqueles momentos em que as coisas parecem perder um pouco o sentido? Deixamos de encontrar prazer e alegria nas coisas, sentimos mais forte o peso dos dias difíceis e temos a impressão de perder um pouco da conexão com a vida, sem sequer perceber como foi que aconteceu. É nessas horas que se torna ainda mais importante dar pausas em nossa rotina, para reencontrar esse caminho que nos traz de volta para nós mesmos e devolve o equilíbrio dos dias.

Se pararmos para pensar com carinho, podemos encontrar, dentro da nossa própria rotina, diversas maneiras de reestabelecer essa conexão com a vida e com as coisas que nos dão prazer.

Tenha um tempo para si

Não é preciso mais que dez minutos diários para fazer um exercício simples: tirar um tempo consigo mesmo e a partir dele, olhar para dentro de si. Relembre seus gostos, seus lugares favoritos, os sabores que te afetavam na infância, as risadas com os amigos, entre outras tantas coisas que já foram fonte de alegria. Elas podem funcionar como um gatilho para que, dentro da nossa rotina, encontremos uma forma de retomar ao ponto de equilíbrio interior e ter uma vivência com mais qualidade, encontrando uma maior conexão com a vida.

Modifique hábitos da sua rotina

Se a distância entre sua casa e o trabalho te incomoda e não há como mudar nem um nem o outro, transformar a sua forma de encarar a travessia pode fazer toda a diferença. Observe o caminho pela janela do carro e, se não estiver dirigindo, aproveite para ler um livro. E, que tal reservar um ou dois dias da semana para deixar o carro mais distante e fazer parte do trajeto a pé?

Respire fundo

Respirar um pouco de ar puro, exercitar o caminhar e o olhar, são coisinhas pequenas que lentamente constroem uma maneira nova de encarar a vida e superar, de forma mais tranquila, todos os obstáculos que nos afastam da nossa essência. Já pensou que prestar atenção na respiração pode melhorar a sua qualidade de vida?

Viva o momento

Observar o pôr do sol, brincar com seus filhos, deixar um pouco de lado o hábito das redes sociais e do celular para viver as realidades do mundo. Pode até não parecer, mas dar atenção ao momento presente funciona nesse caminho para encontrarmos mais sentido na vida, dentro das nossas próprias crenças e realidades.

Seja um buscador

Mais importante que sair por aí seguindo diversas receitas que prometem mais qualidade de vida para o seu dia a dia, é essencial buscarmos o que nos faz bem, o que encaixa (ou não) na nossa vida e, a partir desse autoconhecimento, traçar o nosso próprio mapa na direção de uma melhor qualidade de vida.

A sua maneira de ter uma vida mais leve é diferente da dos outros. E tudo bem. É importante lembrar que não há uma regra para determinar o que é bom ou ruim nesse caminho de conexão com a vida.