AUTOCONHECIMENTO

Mindfulness: você sabe o que é e como usá-la a seu favor?


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Escrito por: Vivert

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31 de Maio de 2019

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Estar consciente, viver o momento presente e focar a atenção em cada tarefa são maneiras de experimentar o mindfulness

Às vezes é difícil manter a concentração. Nossa cabeça pensa em uma porção de coisas ao mesmo tempo e, sem perceber, acumulamos tarefas e pesos diante das vivências de nosso dia a dia, gerando uma onda de estresse. É para ir contra esse movimento que existe a meditação mindfulness. Seu principal objetivo é nos ajudar a focar no presente, refinando nossa atenção com exercícios diários para devolver a concentração e nos ajudar a viver o momento e encontrar o sentido da vida.

É como deixar de fazer as coisas no piloto automático, sabe? Prestando mais atenção e tomando consciência daquilo que estamos fazendo. A prática melhora a produtividade, o foco e o autocontrole, além de aliviar a ansiedade.

Mas por onde começar?

Você pode treinar dentro da sua rotina e encontrar momentos de atenção plena.

Um minuto de foco: 60 segundos de atenção a uma atitude, pode alterar sua forma de encarar o sentido da vida. Ao escovar os dentes, por exemplo, foque na escovação e não se distraia. Foque nas sensações, no gosto da pasta, nos movimentos da mão durante a escovação...

Saia do automatismo! o exercício anterior de atenção vale para muitas coisas que fazemos ao longo do dia, em piloto automático. O importante é focar em cada ação do seu dia e tornar isso um hábito. Ao praticar exercícios, por exemplo, deixe de lado o celular e preste atenção nas reações dos músculos, nos movimentos do corpo. Esteja presente ali, ao menos por alguns segundos.

Não se julgue, nem se cobre durante o treino do mindfulness. Aceite as situações como são, não se irrite com você mesmo, entenda as distrações e volte o foco para a atividade inicial, quantas vezes for preciso.

Escolha o silêncio

Além das práticas no decorrer do dia, é preciso adotar medidas mais precisas, que também não tomam muito tempo, mas auxiliam na retomada desse sentido da vida. O silêncio é um grande aliado. Separe de 10 a 30 minutos para meditar e ficar em silêncio, longe do celular e da TV.

Postura confortável

Para praticar mindfulness, escolha uma posição confortável, para não ter incômodos durante a meditação. Sentado, com os olhos abertos ou fechados: aos poucos, você vai começar a se perceber e a entender como encontrar seu ponto de equilíbrio e atenção plena.

Dica importante

As meditações guiadas auxiliam a seguir por esse caminho de plenitude. Hoje existem aplicativos e vídeos na internet que podem ser grandes aliados nesse processo de atenção e consciência de si mesmo.