SAÚDE

6 práticas que te permitem conviver com a natureza


photo

Escrito por: Vivert

.

09 de Maio de 2019

.

Tempo de leitura: 3min

Você sente necessidade de estar mais próximo à natureza? Essas dicas são para você

Respirar um pouco de ar puro, sentir o vento no rosto ou cuidar de um jardim: escolher uma forma de lazer que te conecte com a natureza, pode ser mais simples do que se imagina. Afinal de contas, a natureza está aí para ser sentida e cabe a nós aproveitar todos os benefícios que ela oferece à nossa saúde e nosso bem-estar.

É importante que, ao menos nos momentos de lazer, nosso corpo tenha contato com elementos que remetam à natureza, para revigorar a energia e o fôlego para seguir com prazer pelas tarefas do dia a dia. E, a partir de pequenos gestos, é possível conviver com a natureza e melhorar a qualidade de vida, tendo mais plenitude e prazer em nossa vida.

Quer saber como?

  1. Organize um piquenique com amigos em um parque em um fim de semana. Além de ser um momento prazeroso com pessoas queridas, o contato com a grama, a terra, o céu longe de prédios e das interferências presentes nos grandes centros, auxilia a ter mais leveza no dia a dia e melhora a qualidade de vida.
  2. Caminhe ao menos duas vezes por semana em alguma área verde. Pode ser no parque ao lado de casa ou do trabalho, e vale também aquela praça toda arborizada e charmosa em sua cidade. Observe as árvores, o movimento das folhas, os canteiros floridos na primavera. Esse contato, mesmo que pequeno com a natureza, vai contribuir e muito para que você se sinta com mais energia.
  3. Ande de pés descalços e sinta a terra, a areia, o chão. Não tem coisa mais gostosa e purificadora que o toque dos pés com o chão. Nem se preocupe se eles vão se sujar demais: o importante aqui é sentir o toque da terra e perceber o quanto é gostoso estar vivo.
  4. Respire fundo várias vezes, quando estiver entre árvores. Não pense em muita coisa: apenas preste atenção no movimento de inspirar e expirar. O ar mais fresco entrando por seus pulmões vai revigorar sua vida e sua percepção do dia a dia. Vai por mim: é infalível!
  5. Faça práticas ao ar livre. Em muitas cidades, é comum grupos se reunirem em parques ou praças para meditar, praticar yoga, ler. Se você gosta de esportes mais radicais, o montanhismo e até um voo de asa-delta podem ajudar a estabelecer uma maior conexão com a natureza.
  6. Tome um banho de rio, cachoeira ou mar. Além de ser muito gostoso, essa é uma das maiores e mais puras formas de contato com a natureza. E também traz uma sensação grande de paz e tranquilidade.

Não se esqueça!

A natureza oferece tudo aquilo que precisamos para sobreviver. Cabe a nós aproveitar seus recursos de forma consciente. Algumas atitudes podem fazer muita diferença: recolha seu lixo, poupe água, recicle, reaproveite materiais. Nós, o meio ambiente e a natureza, agradecemos.